O volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais avançou 1,7%, alcançando a sétima alta consecutiva na passagem de abril para maio de 2024, na série com ajuste sazonal. Já no Brasil, o resultado registrado foi um aumento de 1,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.
Segundo o levantamento, em Minas Gerais, nos últimos 12 meses, foram registradas 10 taxas positivas e 2 negativas, evidenciando uma tendência de crescimento do setor. No acumulado do ano (em relação ao ano anterior), Minas Gerais cresceu 5,5% enquanto o aumento no Brasil foi de 5,6% no mesmo período.
Em Minas Gerais, a atividade de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que representa mais de 50% da pesquisa, teve fator decisivo nesta contínua alta do setor comercial nestes últimos meses. Ao seu lado, a atividade de artigos farmacêuticos também tem sido um destaque positivo, sustentando a alta de sete meses consecutivos.
No comércio varejista do Estado, 4 das 8 atividades investigadas apresentaram avanço na comparação com o mesmo mês do ano anterior com destaque para equipamentos e materiais de escritório (104,1%) e Artigos Farmacêuticos (15%). A atividade comercial de Combustíveis e lubrificantes tem apresentado recuos sucessivos e registou em maio uma variação de –10,5%. No comércio varejista ampliado, veículos, motocicletas, partes e peças (20,3%) foi o principal destaque positivo pelo segundo mês consecutivo.