Unidade da Escola Sesi encerra ensino médio em Juiz de Fora

A unidade da Escola Sesi no bairro Barreira do Triunfo, localizada às margens da BR-040, anunciou que vai encerrar o ensino médio – projeto gratuito que foi implantado em 2014-.

Apesar da crise ocasionada nos setores devido ao anúncio de cortes no Sistema S – , anunciado pelo governo federal, a assessoria da instituição afirma que o motivo do término do projeto é a baixa demanda.

O Sistema S é formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).

Segundo dados apresentados, a Unidade contava com 120 vagas gratuitas para o ano de 2019, e só conseguiu preencher 39. Com isso, neste ano, o 1º ano do ensino médio não fechou turma. Com o término por parte dos alunos do 3º ano, em dezembro, 23 alunos do 2º ano ficarão sem formação.

Além do fechamento, a unidade previa uma expansão das turmas, com aulas a partir do sexto ano do ensino fundamental, em terreno adquirido nas imediações do Shopping Jardim Norte. O projeto também foi cancelado.

Segundo a assessoria, o Sistema FIEMG está avaliando, de forma responsável, novos investimentos na Zona da Mata.

Sobre a situação de 11 professores que atuam no local, não foi confirmada a informação de que serão desligados ou alocados, mas que são profissionais que não tem contrato de exclusividade e possuem boa inserção no mercado de trabalho.

O SESI ainda confirmou que, na Zona da Mata, há metas para crescimento, que foram observados nas cidade de Barbacena, São João Del Rei, São João Nepomuceno e Ubá, para onde foi aprovado investimentos da ordem de R$ 4 milhões.

Foto capa: Ilustrativa