A Universidade Federal de Viçosa (UFV) está desenvolvendo três candidatos vacinais para a Covid-19. Um dos estudos – que está mais adiantado – é o desenvolvimento de uma partícula viral parecida com o vírus (VLP), que foi concluído.
Segundo o coordenador do projeto e professor do departamento de Biologia Geral da UFV, Sérgio Oliveira de Paula, essa partícula servirá para desenvolver uma nova vacina. O processo serve para criar testes sorológicos de detecção da covid-19 e para estudos sobre o impacto do coronavírus no organismo humano. Para o professor, o desenvolvimento dessa partícula é importante para o país.
Nos próximos dias, esse candidato vacinal será enviado para os laboratórios da Fiocruz de Pernambuco, onde serão conduzidos os testes com animais de laboratórios para checar a indução de uma resposta imune protetora capaz de inibir o vírus Sars-CoV-2. Depois dessa avaliação, inicia a avaliação clínica.
Os projetos começaram em agosto de 2020 e estão sendo financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde e UFV.