O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou resolução que regulamenta a realização do ensino remoto nos cursos de graduação nesse período de pandemia.
No entanto, o calendário ainda não está definido e vai entrar na pauta de discussão na próxima semana, conforme pronunciamento do reitor Marcus David, publicado no site da UFJF.
Ainda no pronunciamento, o reitor aponta para expectativa de retomada na primeira semana de setembro.
De acordo com o documento, a primeira quinzena da retomada do calendário acadêmico deverá prever período de acolhimento dos estudantes e do conteúdo desenvolvido no mês de março de 2020. Atividades avaliativas não serão aplicadas.
As coordenações vão definir o plano de ensino e os professores serão responsáveis por conduzir o processo pedagógico. A resolução também prevê que os alunos que não tiverem condições de acompanhar as atividades remotas possam trancar a matrícula de forma parcial ou integral.
As medidas valem para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Ainda no pronunciamento, o reitor Marcus David informou que o processo de retomada tem sido discutido desde maio e cerca de 18 mil alunos foram entrevistados sobre as condições de acessibilidade ao ensino remoto.
As atividades acadêmicas presenciais de ensino de graduação, incluindo o estágio, e as atividades administrativas delas resultantes, permanecem suspensas.