Não há vítimas.
Uma tubulação do mineroduto Minas -Rio se rompeu na manhã desta segunda-feira, 12, no município de Santo Antônio do Grama, na região da Zona da Mata.
Segundo a Anglo American, responsável pelo duto, houve vazamento do material para o leito do Ribeirão Santo Antônio. A empresa informou também que o fluxo do produto foi interrompido e que neste momento, apenas água está sendo escoada.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Equipes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da pasta já estão a caminho do local para averiguar a situação e determinar medidas ambientais cabíveis.
A Copasa informou que vai monitorar o vazamento e que a captação de água do Ribeirão Santo Antônio foi interrompida. A Ccompanhia está providenciando alternativas para o abastecimento de água potável à população.
Atualização em 14/03/2018
Representantes da Câmara Municipal de Santo Antônio do Grama e da Anglo American Mineradora se reuniram na manhã desta quarta-feira, 14, para discutir o abastecimento de água no município.
Como a Itatiaia já informou, o abastecimento está sendo normalizado devido à instalação de uma adutora superficial instalada de forma provisória na noite desta terça. O sistema permite a captação de água do Córrego Salgado para a Estação de Tratamento. O abastecimento já chega às partes baixas da cidade e deve ser normalizado ao longo do dia. Nas partes altas, o abastecimento tem sido feito por caminhões pipa e é de responsabilidade da Anglo American. Foi iniciada a implementação de uma adutora definitiva e as obras estão previstas para terminar na sexta.
Ainda segundo a Copasa, a qualidade da água em Rio Casca está sendo monitorada e as análises indicam que a água distribuída ao município está potável.