Tratamento de dados sensíveis: advogada reforça a “cultura da LGPD” em empresas e organizações

Há quase quatro anos está em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação trata das obrigações e providências a serem adotadas por empresas e organizações para o tratamento de dados sensíveis.

De acordo com a advogada especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, Bruna Oliveira, o foco é garantir a segurança das informações pessoais de colaboradores, clientes, dentro do perfil de cada negócio.

“São diversos modelos de negócios, então não é um copia e cola. Elas precisam implementar medidas de segurança da informação para garantir a privacidade dos dados pessoais dos usuários, dentro das bases legais”.

Segundo Bruna Oliveira, a legislação abrange diferentes etapas de contato com estes dados para ajudar a evitar a exposição de informações sensíveis. Por isso, deve se tornar um padrão de comportamento organizacional.

“É uma questão cultural, de implementar ações de boas práticas dentro da empresa. acaba que toda a organização percebe a importância de tratar os dados de forma adequada. o que elas precisam se ater é implantar boas práticas de tratamento, reforçar segurança tecnológica, como serão feitos os formulários, segurança da coleta e armazenamento”, destacou.

Ouça a íntegra da participação da advogada especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, Bruna Oliveira, no Itatiaia Entrevista.