Tenente do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora alerta sobre os riscos de queimadas em matas

Este período do ano é marcado por ter pouca chuva, o que causa estiagem e baixa umidade relativa do ar. A junção desses fatores ajuda na propagação de queimadas em matas e florestas. Em Juiz de Fora e na Zona da Mata, o Corpo de Bombeiros está em combate do incêndio no Morro do Cristo e no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

Para as próximas semanas, a Defesa Civil emitiu um alerta de onda de calor em Minas Gerais. A previsão está 5ºC acima da média histórica. Em Juiz de Fora e Zona da Mata, a gente tem a previsão de ficar em torno de 33ºC a 35ºC.

O tenente do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, João Vítor Alves de Oliveira, relata como está a atual situação. “Hoje estamos com um aumento, em relação ao ano passado, de cerca de 70%. A situação está bem pior do que o ano passado. É extremamente importante que a população se conscientize esse ano para a gente poder diminuir essa questão dos incêndios, que está bem complicada esse ano.”

Ouça a íntegra da participação do oficial de Gestão de Riscos de Desastres e Meio Ambiente do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, João Vítor Alves de Oliveira, no Itatiaia Entrevista.

Leia também