Tempestade causa transtornos em Juiz de Fora

Uma tempestade caiu na noite dessa quinta-feira (5), em Juiz de Fora, causando transtornos em várias regiões da cidade.  Imagens que circulam nas redes sociais mostram inundações, alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, dentre outros problemas.

Por causa da forte chuva, a partida entre JF Vôlei e América/Montes Claros, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, pelo Campeonato Mineiro, foi paralisada no terceiro set, quando o placar estava um set a um, e 18/20 (vantagem MOC) no terceiro set.

Após reuniões entre dirigentes, arbitragem e Federação Mineira, ficou definido que o jogo terá prosseguimento nesta sexta-feira, dia 6, às 11h, no ginásio da Faefid-UFJF, sem presença de público, do ponto em que o jogo parou. No entanto, o jogo não foi realizado.

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros informou que foram registrados 14 chamados, porém os locais não foram divulgados. Na manhã desta sexta-feira, 6, a corporação atende cinco ocorrências, como poda de árvore com risco de queda, corte de árvore caída em via pública e perigo de eletrocussão.

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 10 ocorrências relacionadas à tempestade, sendo seis delas relacionadas a destelhamento. Os ventos atingiram 93 km/h.

O órgão informou que a região com maior volume de chuva foi a oeste. O pluviômetro localizado em  Passos Del Rey registrou quase 60mm em apenas uma hora.

Cemig

Sobre a falta de energia em pontos da cidade, a Cemig informou que está atuando no restabelecimento da energia em diversos pontos, que tiveram o fornecimento interrompido devido ao temporal que atingiu a cidade, com a queda de árvores e galhos e objetos arremessados sobre a rede elétrica.

As equipes da Cemig estão priorizando o restabelecimento da energia para os serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde e órgãos de segurança pública, e a eliminação das situações de risco de choque elétrico.

A companhia alertou para que, no caso de cabos partidos, a população não se aproxime e, se possível, sinalize a sua presença para evitar a aproximação de outras pessoas.  Devido ao grande número de ocorrências, as equipes da Cemig continuarão trabalhando de forma ininterrupta para restabelecer todos os clientes no menor prazo possível.

Cesama

Também por causa das chuvas, duas unidades da Cesama estão sem energia elétrica: a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco e a elevatória ASE Grama. A ETA funciona por meio de gerador, mantendo sua capacidade de produção de água.

No entanto, elevatória ASE Grama está parada, o que pode comprometer o abastecimento dos bairros São Conrado, Grama, Nova Suíça, Vila Montanhesa, parte final do Linhares, Vila Montanhesa, Vila dos Sonhos, Nova Santa Efigênia, Parque Independência I e II, Recanto dos Lagos I e II, São Luís, Jardim Emaús, Nova Gramado, Filgueiras e Terras do Comendador.

A orientação é que a população de Grama e bairros adjacentes para que economize água até que a elevatória volte ao pleno funcionamento, após o restabelecimento da energia pela Cemig.