Após uma reunião com autoridades de Minas Gerais, o Ministério da Saúde decidiu enviar, neste sábado (28), técnicos à cidade de São João del-Rei, no Campo das Vertentes. A visita dos profissionais do governo federal acontece após a morte de três crianças que residiam no município. As vítimas apresentaram sintomas como febre e dor de garganta.
Nessa sexta-feira (27), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que nenhum dos três óbitos está relacionado à bactéria Streptococcus. Ele, inclusive, chegou a descartar a necessidade de uma visita de técnicos da Saúde Federal. Agora, porém, a secretaria de Estado vai acompanhar a comitiva de Brasília na passagem pelo Campo das Vertentes.
Não houve a possibilidade de fazer análises clínicas relacionadas a duas das três mortes. A terceira amostra, por sua vez, foi encaminhada à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em BH. Segundo Bacchereti, nenhuma bactéria apareceu na amostra coletada após o óbito do terceiro jovem
“Não se tem nenhuma informação de óbito vinculado a essa bactéria. Essa bactéria, em raros casos, pode evoluir a óbito. Uma amigdalite pode dar um abscesso, mas é muito raro. Pode acontecer. Mas, desses três óbitos, nenhum óbito está vinculado a essa bactéria”, garantiu Baccheretti, durante agenda em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Leia também
- Secretário de Estado de Saúde descarta surto por bactéria em São João del-Rei (MG)
- Conceição da Barra de Minas é 4ª cidade do Campo das Vertentes a suspender aulas
- Amigdalite: pediatra explica sintomas, tratamento e prevenção
- Exames preliminares apontam resultado negativo para bactéria Streptococcus em 3ª criança morta em São João del-Rei
- Após São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas suspendem aulas para desinfecção de escolas municipais
- Três mortes de crianças são investigadas em São João del-Rei; aulas foram suspensas