Projeto de lei é destaque da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados desta de terça-feira, 27.
Seguindo uma pauta nacional, prestadores de serviço de transporte realizam manifestação nesta segunda-feira, 26, em Juiz de Fora.
Motoristas de Uber se reuniram em manifestação pela manhã, em frente à Câmara Municipal, para protestar contra a Lei do Retrocesso, prevista para ser votada nesta terça-feira, 27. O grupo – de cerca de 60 profissionais – saiu em carreata do Estádio Municipal.
Conforme explica o motorista do aplicativo Edgar Lima, a manifestação é referente a tentativa de votar a lei na Câmara dos Deputados sem as emendas, somente o projeto original com relação ao Uber, o que inviabilizaria o serviço na maioria das cidades. “O projeto exige que o veículo esteja no nome do motorista e que tenha placa vermelha; o que pode limitar o número de carros do Uber”, conclui.
De outro lado, motoristas de táxi também se reuniram no pátio do supermercado Carrefour. De acordo com o advogado da categoria, Cesar Grazzia, as três emendas propostas pelo Senado ao projeto de lei 5587 vem contaminar o projeto inicial. “O Código Brasileiro de Trânsito exige o uso de placa vermelha para transporte de passageiros e o poder local limita as autorizações para quem presta este tipo de serviço”, ressalta.
Ainda pela manhã aconteceu uma carreata por parte dos taxistas. A categoria vai circular com faróis acesos nesta segunda e terça, para chamar a atenção da população.