Superinter: Juiz de Fora sedia 1ª Convenção de Supermercados do Interior da Zona da Mata

A 1ª Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter) da Zona da Mata mineira começa nesta terça-feira, 11, em Juiz de Fora, .  O evento vai até a noite da quarta-feira, 12 e é realizado no Terrazzo, no Salvaterra.

A Superinter, organizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), era realizada exclusivamente em Uberlândia, no Triângulo, com um público superior a 5 mil empresários e profissionais do varejo e da indústria fornecedora.  

Na Zona da Mata, até 2022, o principal evento do setor era o Super Encontro Varejista (Sevar), também organizado pela AMIS. No entanto, com o seu crescimento, o potencial econômico da região e a relevância do setor supermercadista, o evento foi elevado para Superinter. Os objetivos se mantêm: promoção de negócios; relacionamento comercial e desenvolvimento profissional. Tudo isso com foco em melhorar constantemente o atendimento e a qualidade dos produtos ofertados ao consumidor final.  

Em relação ao Sevar, a Superinter é ainda maior, com mais espaço para expositores e mais oportunidades de negócios. A grade de palestras também é diferenciada, com atrações motivacionais e técnicas, abordando os principais assuntos que impactam o dia a dia do varejo supermercadista.   

Parcerias – A Superinter  tem a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF); Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau (JFRC&VB); Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora) (Sindipan-JF). 

Apoio aos pequenos negócios 

Uma parceria entre a AMIS, o Sebrae-MG, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) dá continuidade a um grande programa de apoio, desenvolvimento e de oportunidades para pequenos negócios durante a Superinter.  É o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), que visa à maior integração e aproximação desses negócios com o varejo supermercadista. São agricultores familiares; associações; cooperativas; prestadores de serviços e pequenas indústrias com potencial para se tornarem fornecedores dos supermercados.  

No evento, eles têm a oportunidade de demonstrarem os produtos a compradores e diretores de pequenas, médias e grandes redes supermercadistas, criando assim, oportunidades de negócios e de crescimento.  

Rodada de negócios 

Além do espaço de feira, os integrantes do CMON podem participar também de uma rodada de negócios organizada pela AMIS, o Sebrae-MG e a Secretaria de Desenvolvimento para todos os expositores. É mais uma forma de incentivar e favorecer a realização de negócios durante o evento.  

A rodada está agendada para as 16h30 do dia 11, com a participação de empresas fornecedoras de micro, pequeno, médio e grande portes. Os compradores são minimercado, mercearias, empório, supermercado e padarias. 

 A força do setor  

A AMIS, organizadora da Superinter, representa um setor com mais de 10,7 mil lojas e com faturamento de R$ 68,4 bilhões, o que equivale a 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. A participação estadual no faturamento nacional do segmento é de 11,9% e no número de lojas, de 11,8%. O setor é responsável por 367,7 mil empregos diretos no estado e é um dos maiores empregadores de mão de obra de primeiro emprego.  

Campeão paralímpico é palestrante no evento 

Nesta primeira edição da Superinter da Zona da Mata, uma das atrações na grade de palestra (programação abaixo), é o atleta paralímpico Clodoaldo Silva. No dia 11, ele contará sua história de dificuldade e superação para chegar às vitórias, em palestra marcada para às 14h30, antecedendo a solenidade de abertura. 

Conhecido como “Tubarão Paralímpico”, o ex-nadador é dono de 14 medalhas paralímpicas, com seis ouros, seis pratas e dois bronzes. Também subiu ao pódio 19 vezes nos Jogos Parapan-Americanos e foi primeiro lugar em 12 oportunidades.  

Clodoaldo Silva se aposentou após os Jogos Rio 2016 e passou a se dedicar à conscientização e a inclusão de pessoas com deficiência. 

1º DIA – 11/04 

10h às 12h: Clínica/curso presencial – fora do local do evento; 
10h às 12h: Reunião de lideranças regionais (entrada restrita); 
12h às 14h: Intervalo para almoço; 

14h30: Palestra 1 – com Clodoaldo Silva; 

15h30: Solenidade de abertura 
16h: Feira – com exposição de marca, lançamentos, degustação e negócios.  

21h – encerramento do primeiro dia do evento.  

2º DIA – 12/04 
14h30:  Palestra 2 – Cultura da prevenção: capacitando multiplicadores para a prevenção de perdas; com o consultor e palestrante, especialista em prevenção de perdas Fábio Muniz.  

15h30: Talk Show, com empresários supermercadistas; 

16h: Feira – com exposição de marca, lançamentos, degustação e negócios.  

21h: Encerramento da feira e do evento.   

*Funcionamento da secretaria na SUPERINTER: 14h às 20h30