No Sábado Santo (30), os católicos vivem a espera pela ressurreição de Jesus Cristo, Na Arquidiocese de Juiz de Fora, à noite, nas paróquias está prevista a Celebração da Vigília Pascal, que é constituída de quatro partes: Bênção do Fogo Novo; Liturgia da Palavra; Liturgia Batismal; e Liturgia Eucarística.
A vigília feita em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho de São Lucas, tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que, os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.
Esta é uma das datas mais importantes da Igreja Católica, porque ela representa a Ressurreição de Jesus e encerra a Semana Santa, com vida vencendo a morte. O pároco da Catedral Metropolitana, Padre João Paulo Teixeria, fala sobre o significado do Sábado Santo.
Programação
Na Catedral Metropolitana, começa às 19h a Missa da Vigília Pascal, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento no adro da Catedral.
E está prevista uma procissão e concentração de fiéis entre 18h e madrugada de domingo na Rua Prudente de Oliveira Sobrinho, ao lado da Igreja Católica, Humaitá, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana.