A Sexta-feira Santa é um dia único na liturgia católica. Por causa da Paixão e Morte de Jesus na cruz nesta sexta (29) não há missa. É momento de luto, jejum, propõe a meditação para ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus. Em muitos locais, ocorre a meditação das 14 estações da Via-Crucis.
Neste dia, a liturgia é composta de três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão. Neste dia, por meio desta liturgia, os fiéis são convidados a fixar seu olhar em Jesus Crucificado, que morreu na cruz para cumprir a sua missão salvífica.
Em entrevista à Itatiaia, o Padre Robert Teixeira, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, destacou o sentido do silêncio nas solenidades do dia. Ouça a reportagem.
Na Catedral Metropolitana, a Sexta-feira Santa começa com Beijo do Senhor Morto no salão paroquial, no 1º andar, às 7h. A partir das 9h, será realizada a Via-Sacra pelas ruas do Centro. Entre 9h e 11h, as pessoas podem buscar atendimento para confissões.
Às 15h, haverá Ação Litúrgica da Paixão, Oração universal e Comunhão, presidida por Dom Gil Antônio Moreira. E às 19h, o Sermão do Descendimento da Cruz será proferido pelo Padre Everaldo José Sales Borges, seguido de Procissão do Enterro pelas ruas do Centro.
À noite, as paróquias fazem encenações da Paixão de Jesus Cristo com o Sermão da Descida da Cruz. Em seguida, há a Procissão do Enterro.
Procissões da Sexta-feira Santa
Nos deslocamentos com maior número de pessoas, os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) vão acompanhar todo o trajeto, realizando as intervenções necessárias no trânsito e garantindo a segurança dos fieis.
– 9h às 12h: Praça de Santa Luzia – Praça Padre Geraldo Felzeps
– 19h às 21h: Rua Amambaí, Monte Castelo
– 19h30 às 22h: Procissão saindo da igreja localizada na Av. Juscelino Kubitschek, 790, Francisco Bernardino, seguindo pelas ruas Tomáz Gonzaga, Bertha Halfeld Paleta, Manoel Diniz da Silva, Profº Meton de Alencar, Ivan Batista de Oliveira, Dr. Milton Ladeira, Jatobá, Sapucaia chegando à Comunidade Nossa Senhora da Misericórdia, localizada na Rua Sapucaia, 410 – Amazônia