Sejusp explica suspensão de visitas no Presídio de Bicas (MG)

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou à Itatiaia que suspendeu as visitas no Presídio de Bicas, no último final de semana, devido a uma manifestação de presos na unidade.

Segundo a pasta, no dia 4 de novembro, detentos de três celas do presídio iniciaram um movimento de subversão da ordem, ou seja, situação que é controlada por policiais penais, com chutes nas portas e gritos. Além disso, algumas estruturas foram danificadas. 

Detentos de uma das celas derrubaram a porta do local, mas foram contidos por policiais penais. Presos de outra cela passaram um colchão pelas grades, atearam fogo e o jogaram no pátio. Pedaços de pedras retiradas das paredes também foram arremessadas contra os policiais penais. 

A Sejusp explicou que, com a chegada de reforço, a situação foi controlada. Os detentos foram realocados para outras celas para a realização de limpeza e avaliação dos danos ao patrimônio. 

A direção da unidade prisional instaurou um procedimento para apurar administrativamente o ocorrido. Os presos envolvidos passarão pelo Conselho Disciplinar e poderão sofrer sanções administrativas.

Sobre o próximo fim de semana

A Sejusp informou ainda que ainda não há definição sobre a suspensão de visitas para o próximo final de semana. Porém, caso ocorra, será por outro motivo. Segundo a Secretaria, a medida está sendo avaliada como precaução em razão da confirmação do quadro de covid-19 por sete detentos da unidade.