A partir desta segunda-feira, 15, os exames colhidos pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora de paciente com suspeita de Covid-19 serão enviados a Fiocruz (RJ) para realização de diagnóstico molecular por RT-PRC. A ação é fruto de parceria da Secretaria de Estado de Saúde com a instituição do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva nesta sexta-feira, 12, em Juiz de Fora.
De acordo com o secretário, as amostras não vão precisar mais ser enviadas a Funed, agilizando a logística e o diagnóstico dos exames. Das 37 cidades que fazem parte da Regional, somente as amostras de Juiz de Fora não serão enviadas para a Fiocruz. O processo continua sendo realizado pela UFJF, podendo aumentar a capacidade. Com a ação alinhada, existe a possibilidade das gerências regionais de Saúde de Leopoldina e Ubá serem incluídas na parceria.
O superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Gilson Lopes explicou que a parceria vinha sendo estudada há dois meses.