O papa Francisco e os cardeais residentes em Roma aprovaram, na segunda-feira (1º), a canonização de Carlo Acutis e outros 14 nomes. A data da canonização do “padroeiro da internet” ainda não foi definida.
A cerimônia, chamada de Consistório Público Ordinário, é vista como mera formalidade, já que o reconhecimento dos milagres de Acutis já foram feitos em maio deste ano.
A expectativa é de que a cerimônia de canonização aconteça no próximo ano, conforme informações do Vatican News. Segundo a Santa Sé, Francisco autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos, o departamento responsável pelas beatificações e canonizações, a “promulgar o milagre atribuído ao Beato Carlo Acutis”.
Carlo nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres, na Inglaterra, e morreu em 12 de outubro de 2006, em Monza, na Itália, vítima de leucemia. Ele foi beatificado em 2020, por um milagre ocorrido no Brasil.
A festa do beato é celebrada no dia de sua morte, que é o mesmo dia de celebração de Nossa Senhora Aparecida. Ele tinha uma grande habilidade com a informática e utilizava isso para divulgar conteúdos cristãos, como milagres.
“Carlo Acutis não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual!”, disse o Papa Francisco.