Ruth Manus: “Uma das melhores formas de refletir sobre as condições das mulheres é através dos livros”

A Bienal do Livro de São Paulo movimenta o mercado e estará no noticiário neste início de setembro. O tradicional evento reúne multidões para encontro com autores e autoras, divulgação de lançamentos, palestras e mesas redondas.

A situação cotidiana de todas as mulheres é um dos temas que será debatido em vários momentos da Bienal dos Livros. Uma das participantes será a escritora, advogada e palestrante Ruth Manus. Em prosa, poesia e crônicas, ela discute nos livros a situação das mulheres diante da pressão social, do machismo, do preconceito, da violência e das aspirações emocionais e profissionais.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, ela reforça como os livros são um espaço democrático para ampliar a visão de mundo das pessoas.

“a gente está muito acostumado a ler e estudar homens, especialmente homens brancos. O que a gente estudou para o vestibular é isso. É muito importante que, quando a gente escolha as nossas leituras, que a gente tenha essa preocupação. Agora eu li um homem brasileiro, agora quero ler uma mulher negra norte-americana, vou ler um homem negro africano, uma mulher oriental, uma mulher muçulmana. Eu faço muito isso na minha programação de leitura e isso é muito enriquecedor. A gente conhece outras culturas e outras formas de pensar a vida”.

Ouça a íntegra da entrevista de Ruth Manus à Itatiaia.