A cantora Marie Fredriksson, do duo Roxette, morreu aos 61 anos.
A musicista sueca enfrentava um câncer no cérebro desde 2002.
Na época, ela foi diagnosticada com um tumor após sofrer um desmaio. Ao lado do parceiro Per Gessle, o duo começaria uma turnê no ano seguinte, mas a cantora dos hits Joyride e The Look precisou pausar a carreira para fazer tratamento.
Enquanto tratava o tumor, a cantora teve de enfrentar um processo de plágio. O compositor compositor sueco Stephan Malmstedt, entrou com um processo em Londres contra o grupo por ter, supostamente, roubado uma de suas canções, dado prejuízo a ele e causado “sete anos de trauma emocional”.
Ele acusou Per Gessle, do Roxette, de ter copiado sua canção Jenny and I no hit Sleeping in My Car, de 1993. Disse que mandou uma cópia da canção original para a gravadora da banda, a EMI, em 1991.
Carreira
Entre os anos 80 e 90, a voz de Marie Fredriksson foi uma das mais ouvidas nas rádios de todo o mundo.
Para confirmar, basta observar os números. Nesse período, o dueto – formado por Marie e seu parceiro musical, o cantor e compositor Per Gessle – vendeu mais de 75 milhões de álbuns pelo planeta.
O longo hiato foi motivado por um câncer no cérebro que acometeu Marie, diagnosticado em 2002 e a respeito do qual ela manteve segredo por quase 2 anos.