Reunião sobre tombamento do Centro Esportivo do Granbery é novamente adiada

O processo de avaliação do tombamento do Centro de Educação Física e Esporte do Instituto Metodista Granbery foi novamente adiado. A data foi remarcada para 18 de dezembro.

A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), nessa quinta-feira (23), data em que teria a votação.

Segundo nota do Comppac, foi deliberado pelo acolhimento do parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), que versa sobre a forma de concessão do prazo aos membros do Conselho mediante os pedidos de vistas do processo após a leitura do relato.

Conforme a nota, tendo como referência o artigo 15 da Lei 10.777/2004, tal parecer da PGM orienta que os pedidos de vistas devem receber prazos consecutivos para os conselheiros que solicitaram consulta ao processo.

O leilão do local está marcado para o dia 11 de dezembro, conforme o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Como a Itatiaia já informou, grupos de ex-alunos e a favor da instituição se mobilizaram e reuniram milhares de assinaturas contra o leilão e a favor do tombamento do local. 

O leilão de parte do Centro Esportivo, que envolve piscina, campo de futebol e parte do bosque tem valor estimado em R$ 40 milhões, quantia que ajudaria no pagamento de parte das dívidas trabalhistas e tributárias da Rede Metodista, que ultrapassam os R$ 2 bilhões. O caso está em trâmite no estado do Rio Grande do Sul, na comarca de Porto Alegre, 2ª Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências.

Saiba mais