Recusa de visitas pode prejudicar ações de combate à dengue em Matias Barbosa (MG)

Recusa de visitas pode prejudicar realização do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e outras ações de combate à dengue em Matias Barbosa (MG). A informação foi divulgada pela assessoria do Executivo do município da Zona da Mata.

Segundo a nota, nesta segunda (19), o setor de endemias no  Departamento Municipal de Saúde de Matias Barbosa inicia a realização do 3º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 e um dos desafios para a realização da ação é a recusa das visitas, que pode comprometer o andamento do levantamento.

Conforme as práticas para esse tipo de ação foram sorteados quarteirões em bairros que serão vistoriados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Serão vistoriados de 200 a 250 imóveis nas seguintes regiões: Scotellano, Pitangueiras, Centro, Santa Clara, Nossa Senhora da Penha, Monte Alegre, Santa Terezinha, Nova Cidade e Vila Real.   

O 2º LIRAa realizado em maio apresentou o índice de 3,2%, representando médio risco para infestação do Aedes aegypti.

Até esta segunda (19), o município registrou 1.006 casos confirmados de dengue e 1.236 prováveis de dengue; 4 confirmados de chikungunya e 4 prováveis e 6 confirmados e 6 prováveis de zika. Não houve mortes por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.