Fechado desde o início de janeiro.
Segue indefinida a data de reabertura do parque do Museu Mariano Procópio. Devido ao surto de Febre Amarela, o local está fechado desde o início de janeiro, quando um macaco morto foi encontrado no local e a causa da morte confirmada pela doença. A Secretaria de Saúde espera que uma previsão de reabertura seja definida até sexta.
Para a Semana Nacional de Museus, realizada de 14 a 20 de maio, há atividades já programadas para fora da instituição. Entre elas, ações educativas em escolas e palestras na sede administrativa.
Com o Museu Mariano Procópio fechado, a expectativa é que outros pontos da cidade, como o Parque da Lajinha registrassem aumento no movimento. No entanto, dados da Secretaria de Meio Ambiente indicam que no início do ano, a visitação diminuiu no local, que ficou lotado apenas no último feriado. Ainda segundo a secretaria, o Parque da Lajinha recebe cerca de 1500 pessoas por semana.
Febre amarela
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Juiz de Fora lidera, com Nova Lima, o ranking de mortes causadas por febre amarela em Minas Gerais. Foram 10 mortes e 38 casos confirmados da doença.