Dívida: Quatro em cada dez brasileiros terminaram 2017 no vermelho

Dados do Indicador de Propensão ao Consumo calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito ( SPC Brasil) e pela confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontam que quatro em cada dez brasileiros terminaram 2017 com dívida, ou seja, sem conseguir pagar todas as contas.

O levantamento mostra também que 45% dos consumidores dizem estar no limite do orçamento. Apenas 13% estão com dinheiro sobrando, o que, segundo especialistas mostra uma imensa maioria com dívida. O indicador abrange 12 capitais das cinco regiões brasileiras.

Ainda de acordo com a pesquisa, com as contas no limite, quase a metade dos consumidores, 48%, pretendem diminuir o nível de gastos. Entre estes, a principal razão é o nível elevado dos preços, o desemprego, a busca constante por economizar; e o endividamento e a situação financeira difícil.

Dos consumidores pesquisados, 47% afirmaram que a fatura do cartão de crédito subiu. A média de gastos neste tipo de pagamento durante o ano foi de R$1.035. E 22% dos que tomaram empréstimos ou financiamentos possuem parcelas em atraso.

Deixe um comentário