Prorrogada primeira etapa de vacinação contra brucelose em Minas Gerais

Foi prorrogada a primeira etapa de vacinação contra a brucelose, zoonose que pode acometer preferencialmente bovinos e bubalinos, em Minas Gerais. Desta forma, os produtores rurais devem vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade, até o dia 31 julho e declarar, nas unidades do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) espalhadas pelo estado, a imunização desses animais até 10 de agosto.

Conforme o IMA, a prorrogação no prazo se deve ao cenário de desabastecimento de vacinas contra a doença no país, com reflexo em Minas de um déficit de aproximadamente 130 mil doses para o 1° semestre

De acordo com dados do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal de Minas Gerais, o estoque de imunizantes nos estabelecimentos que comercializam as vacinas contra brucelose no estado é de cerca de 378 mil doses, da vacina B19, e 146 mil doses, da RB51, distribuídos em mais de 650 estabelecimentos comerciais em 400 municípios mineiros.

O índice vacinal anual determinado pelo programa é de, no mínimo, 80% de fêmeas imunizadas contra a enfermidade, porém, até o momento, foram declaradas apenas 39,5% das bezerras bovinas e bubalinas vacinadas contra brucelose.

Segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), há previsão de regularização dos estoques desses imunizantes no país ainda no segundo semestre.