Todos nós sabemos que a leitura é valiosa, e como diz Drauzio Varella: “a leitura é o mais completo de todos os exercícios intelectuais”.
E foi através da leitura, com o programa “Recreio com Leitura”, que o Colégio de Aplicação João XXIII recebeu nesta sexta-feira, 4, menção honrosa no Prêmio ILCE – Práticas docentes inovadoras da América Latina e Caribe, do Instituto Latino-americano de Comunicação Educativa (ILCE).
A solenidade ocorreu no México e o Colégio é premiado na categoria de projetos educacionais com uso de recursos inovadores.
Desenvolvido pelas professoras Lauriana Paiva Gutierrez e Liliana Mendes, e pelo bolsista de Treinamento Profissional (TP), Renan Costa da Silva, a iniciativa foi realizada, em 2018, durante as aulas de língua portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, quando foram promovidas ações que proporcionam uma melhor organização do tempo de convivência escolar, dentre eles no recreio.
As professoras ficaram honradas pelo reconhecimento e por representar os decentes do país no prêmio. É o que explica Lauriana Paiva Gutierrez.
Segundo a professora Liliana Mendes, o projeto faz com que os alunos aprofundem os conhecimentos na literatura nacional e internacional.
Os estudantes aprovaram a ideia.
Dentre eles, é a Isabela Lopes Gomes, de 9 anos. Aluna do 4º ano do colégio, Isabela gostou do projeto, que ajudou no desenvolvimento da leitura.
Prêmio ILCE
O Instituto Latino-americano de Comunicação Educativa promove a premiação com o propósito de reconhecer e recompensar professores – da rede pública de educação – que utilizam de estratégias didáticas para introduzir novos recursos e promover um aprendizado baseado em descobertas, análises, críticas, criatividade e obtenção de inferências e conclusões.
O que é o ‘Recreio com Leitura’
O “Recreio com Leitura” desenvolve uma extensão do trabalho de letramento literário realizado na escola, propondo ações que ajudem as crianças a se encantarem pela leitura durante o recreio.
O projeto teve sua origem a partir de uma situação-problema, onde havia um grande número de ocorrências de conflitos durante o intervalo entre as aulas.
Diante desta situação, foram planejadas ações que proporcionaram uma melhor organização desse tempo de convivência no espaço escolar.
Vídeo completo da cerimônia – Prêmio ILCE
–
Foto capa: Samara Avelar / Col. João XXIII
–
–