O Partec, Parque Tecnológico de Juiz de Fora e Região, realiza a partir de 13h, no Critt da UFJF, um evento especial para apresentar a plataforma de biodiesel.
Leia mais
Duas etapas vão compor o evento: uma sessão solene seguida de uma mesa-redonda no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e uma visita técnica à planta-piloto da Green Fuels no Cieptec, situada no Distrito Industrial, onde é produzido biodiesel a partir de óleo de cozinha reciclado.
O projeto foi desenvolvido a partir de uma série de pesquisas realizadas em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),e a empresa britânica de tecnologia Greenfields. A iniciativa prevê testes com veículos da universidade, da Empav e de uma transportadora da cidade, para avaliar a viabilidade e eficiência do biodiesel como combustível.
O pró-reitor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, explica sobre o funcionamento da nova plataforma. “Com foco na descarbonização do transporte, existe um conjunto de ações focadas em modificar a forma do uso do combustível, em específicos biocombustíveis. A plataforma está focada na produção do biodiesel, com foco na reciclagem do óleo de cozinha usado. É um arranjo de parceiros que foram criados na Zona da Mata para possibilitar, desde a conscientização da população, também a logística reversa, que é a coleta e o destino adequado desse óleo, para que ele possa ser processado e ser usado no equipamento.” explica Fabrício Campos.
Ouça a íntegra da participação do pró-reitor de Inovação, no Itatiaia Entrevista.