JF: Professores municipais entram em greve

Os professores da rede municipal de ensino entraram nesta quinta-feira, 14, em greve por tempo indeterminado.

A ação foi decidida em assembleia realizada na última semana, com a adesão de 82% da categoria, segundo o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora.

O motivo da paralisação está relacionado ao impasse no acordo salarial com a Prefeitura de Juiz de Fora.

Hoje, quinta, às 15h30, a categoria vai fazer uma manifestação na Praça da Estação.

Dentre as reivindicações da categoria, estão o acordo salarial em 6,81%, com base no IPCA, em todos os níveis de carreira, recuperação da tabela e revogação do artigo 9º, que autoriza a PJF conceder reajustes diferenciados nos salários da base da carreira em que estiverem abaixo do piso nacional da categoria.

Às 15h30 acontece uma manifestação na Praça da Estação.

Prefeitura

De acordo com o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro), a categoria rejeitou a proposta de reajuste apresentada pela prefeitura de 1% em janeiro, não cumulativo, e o restante para completar o IPCA em novembro, sem retroatividade.

A Prefeitura de Juiz de Fora informou que, mesmo em um cenário de grave crise financeira em âmbito nacional, com recorrentes atrasos em repasses de recursos como ICMS, IPVA e Fundeb, o Município tem feito todos os esforços de priorizar o pagamento em dia dos servidores.

A nota informou que o Executivo apresentou duas propostas de reajuste salarial conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado entre janeiro e dezembro de 2017, de 2,95%, a ser pago de forma escalonada durante o ano.