Foi publicado no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 26, a demissão de um professor, de 43 anos, da Universidade Federal de Viçosa. Conforme o documento, a demissão é devido a uma penalidade aplicada, mas não detalha por qual razão.
Por meio de nota, a UFV informou que a decisão da demissão foi tomada de acordo com o Processo Administrativo Disciplinar que investigou as condutas imputadas ao docente.
O homem está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) que apura denúncias de 11 alunas e ex-alunas que relatam crimes sexuais, abuso de poder, violências física e moral, assédio sexual e estupro.
A Rádio Itatiaia entrou em contato com o MPF e aguarda retorno. Como a instituição não confirmou o motivo da penalidade aplicada ao professor, o nome dele será preservado até o contato com a defesa.
Apuração em sigilo
O caso ocorreu em 2019, mas só veio à tona após reportagem da revista Veja, em outubro de 2022. À época, a UFV informou em nota que a denúncia foi encaminhada ao Ministério Público Federal em 29 de outubro de 2019. E que as apurações internas e no MPF ocorriam em sigilo.