A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon) realiza uma ação intensiva neste mês de novembro, devido à Black Friday.
Foi emitida uma recomendação pública aos comerciantes e reforçada a fiscalização, após análise do novo Observatório de Dados das Relações de Consumo, que traz as reclamações mais comuns no período pós Black Friday.
Segundo a instituição, as principais reclamações estão focadas no pós-venda e são: oferta não cumprida, publicidade enganosa, cobrança abusiva para alterar ou cancelar contrato e demora na entrega de produtos.
Além disso, as equipes de fiscalização do Procon, reforçadas pelos fiscais de postura da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), estão em ação intensiva ao longo desta semana para coibir e reprimir práticas abusivas em relação às ofertas da Black Friday. O foco das ações está nos estabelecimentos com maior índice de reclamações registradas junto ao Procon no último mês.
Como denunciar
Os consumidores que identificarem irregularidades ou se sentirem lesados, podem procurar a sede do Procon, que fica à Avenida Presidente Itamar Franco, número 992, no Centro, ou acionar pelo serviço online, o Prefeitura Ágil.
Na sexta-feira (29), dia da Black Friday, o ‘Procon Aqui’ também estará com atendimento e orientações aos consumidores na Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, das 9h às 16h.