Já está disponível a “Pesquisa de Preços de Natal 2024” realizada pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O levantamento verificou a variação de até 60,15% nos preços de carnes e proteínas típicas dessa época do ano em estabelecimento da mesma região.
O levantamento traz a comparação de preços de 12 produtos – bacalhau, chester, costela, Fiesta, filé mignon, frango inteiro, lombo, ovos, peito de frango, pernil com osso, peru e tender – em 37 mercados e casas de carne de diferentes regiões, entre 10 e 16 de dezembro.
A maior variação foi verificada no Tender na região Norte: quilo vendido de R$ 24,90 a R$ 62,49. As carnes com preços mais baratos observados foram o frango inteiro e o pernil, enquanto as mais caras foram o bacalhau e o filé mignon.
Orientações do Procon para compra das carnes e proteínas de Natal:
- Observar a formação de cristais de gelo nos produtos congelados, indicando possível descongelamento que torna o produto impróprio para consumo;
- Atentar-se para cor, cheiro e textura dos alimentos;
- Conferir os termômetros de geladeiras e freezers, já que a carne resfriada deve estar armazenada em temperaturas abaixo de -7 °C e a congelada abaixo de -12 °C;
- Não comprar produtos enlatados em embalagens estufadas, enferrujadas ou amassadas;
- Fazer a contabilização de convidados e porções para evitar desperdícios.