Primavera dos Museus: instituições em JF discutem “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”

Está em andamento a 17ª  Primavera dos Museus. Em 2023, o evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

Os museus de Juiz de Fora participam da semana. Até o fim de semana estão previstas atividades para todo o público, como visitas guiadas, palestras, concurso de poesia sobre a temática, sarau de poesias, roda de capoeira, entre outros.

Museu Mariano Procópio

O Museu Mariano Procópio, por exemplo, tem duas exposições temporárias: “Gonçalves Dias um etnógrafo (1861)”, que apresenta a coleção da Mapro de litogravuras feitas por Dias e tem curadoria da museóloga Fátima Nascimento, que trabalhou com o acervo de Etnologia Indígena Brasileira no Museu Nacional; e a exposição das poesias finalistas do II Concurso de Poesia do Museu Mariano Procópio.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Museu Mariano Procópio.

Museu de Arte Murilo Mendes

No Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) tem a mostra virtual “Legado vivo: expressões dos povos indígenas”, que reúne trabalhos de artistas indígenas de todo o país, e a exposição “Pontos cantados/Pontos riscados: um pensamento-desenho afro”.

Além disso, tem a exposição “Murilo Mendes: o poeta brasileiro de Roma”. A mostra reúne obras de arte italianas da Coleção Murilo Mendes acompanhadas de textos críticos do poeta sobre os artistas em destaque. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Mamm.

Memorial da República Presidente Itamar Franco

Já o Memorial da República Presidente Itamar Franco tem a exposição “Cidade Adentro: Memória Fotográfica de Juiz de Fora” e Acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco.

Além da exposição, tem a visitação noturna a mostra “Memória e Democracia: Explorando as narrativas do acervo do Memorial da República” nesta quinta-feira (21).

A programação completa e inscrições para participação de algumas exposições podem ser conferidas nas redes sociais do Memorial.

Fórum da Cultura

No Forum da Cultura, dentro da programação, estão a roda de conversa com o tema “Memória e Democracia: diáspora do movimento LGBT+, quilombolas e indígenas em manifestações juiz-foranas” nesta quinta-feira (21), às 18h.

Além disso, está em cartaz a exposição “Histórias e Mitos dos Orixás”, que propõe uma reflexão sobre a contribuição do povo e da cultura africana na construção do Brasil e na formação do povo brasileiro.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Forum da Cultura.