Dois dias após ser notificado pela fiscalização da Prefeitura Municipal, o Colégio Militar de Juiz de Fora emitiu, nesta quinta-feira, 21, um comunicado aos pais informando sobre o retorno de atividades híbridas na instituição a partir do dia 27 de janeiro.
O documento, assinado pelo comandante e diretor de ensino coronel Hervel Queiroz de Souza, está disponibilizado na aba Comunicados do site da instituição. Ele prevê a modalidade híbrida, com três dias de aulas presenciais; máximo de 15 alunos por turma; ensino médio e fundamental em turnos diferentes; triagem sanitária e individual diária, assim como desinfecção de salas após cada turno.
O documento também informa que alunos, que estejam no grupo de risco ou convivam com pessoas nessa situação, devem entrar em contato com o setor psicopedagógico para serem liberados e receberão o material de estudo remotamente.
Em um segundo comunicado, também emitido nesta quinta, o colégio pede autorização aos pais para a realização de testes rápidos de Covid-19 em alunos.
Em nota à imprensa, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que não autorizou a retomada de atividades presenciais em nenhuma instituição de ensino da cidade, já que o município está incluído na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente.
A nota diz ainda que “não houve comunicado oficial à Prefeitura sobre a realização de atividades com os estudantes no Colégio Militar de Juiz de Fora.
Porém, na última terça-feira, 19, a equipe da “Fiscalização pela Vida” esteve no local e constatou a irregularidade. Por este motivo, o Colégio Militar foi notificado e, caso haja novo descumprimento da lei, será autuado”. À nossa reportagem, a assessoria da Prefeitura ainda esclareceu que não houve flagrante de atividades presenciais com alunos e que a irregularidade constatada foi sobre o calendário institucional, por isso, a instituição foi notificada.
Sobre a notificação, o Colégio Militar publicou uma nota no site informando que não ocorria qualquer atividade com a presença de alunos durante a visita da equipe da fiscalização, somente atividades administrativas, que seguem protocolo sanitário a fim de garantir a segurança.
A reportagem da Itatiaia procurou a assessoria do Colégio Militar para questionar sobre o anúncio de atividades híbridas durante o período de restrição e nos foi informado que o posicionamento é o que está escrito nos comunicados.