Prefeitura de JF sanciona lei da reforma administrativa

O prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas (PSDB), sancionou nesta quinta-feira, 31, a lei que “dispõe sobre a Organização e Estrutura do Poder Executivo do Município de Juiz de Fora, fixando princípios e diretrizes de gestão”, denominada de Reforma Administrativa.

Com a reforma, terá a redução de custos da máquina pública sem afetar a prestação de serviços. Dentre as modificações, está a diminuição do número de secretarias de 18 para 15, por meio de junção das pastas.

Segundo Almas, a diminuição de gastos vai ajudar a cumprir o papel essencial do poder público.

Prefeito de Juiz de Fora, Antonio Almas

O procurador do Município, Edgar Ferreira explica que a reforma proporciona um diálogo maior entre os órgãos do executivo para que não haja desigualdade nos serviços prestados por cada setor.

Procurador do Município, Edgar Ferreira


Nas mudanças, estão a junção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo com a pasta de Agropecuária e Abastecimento; a Secretaria de Atividades Urbanas se unirá a de Meio Ambiente; e a Comissão Permanente de Licitação irá se fundir à Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Além disso, outra proposta é a reestruturação e integração da Fundação Museu Mariano Procópio na Funalfa.

A reforma administrativa contempla, ainda, a criação de cinco gabinetes intersetoriais para ampliar o diálogo entre as secretarias.

Agora o a PJF tem até 90 dias para colocar em ação a reforma administrativa.

Foto: Joubertt Telles