A prefeita Margarida Salomão (PT) decretou estado de emergência em Juiz de Fora em decorrência das chuvas. Em declaração publicadas no início da tarde desta terça, 11, nas redes sociais da Prefeitura, ela informou que o Executivo se prepara para pleitear recursos estaduais e federais para fazer frente às consequências dos desastres das chuvas na cidade.
Ela destacou a situação do Rio Paraibuna e o risco de aumentar o nível da água devido à previsão de chuvas fortes na tarde de hoje. A prefeita falou sobre o panorama da cidade debaixo d´água, após visitar vários pontos da cidade na manhã de hoje, entre eles o Bairro Industrial, onde o Córrego Humaitá inundou e emendou com o Rio Paraibuna.
A prefeita Margarida Salomão destacou que o nível do rio está tocando o chão da ponte vermelha em Santa Terezinha, que foi interditada nesta manhã. No pronunciamento, ela também citou ocorrências de deslizamento de terras no Linhares e desabamento no Três Moinhos.
Nos últimos quatro dias, a cidade registrou 222 mm de chuva, mais da metade do esperado para todo o mês. Com isso, o nível do Rio Paraibuna registrou a segunda maior cheia em 20 anos.
A Defesa Civil ressalta que a população deve ficar atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como trincas e fissuras nas moradias, e trincas e movimentação de solo nos terrenos. E orientou que as pessoas não passem em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios. Em caso de emergência, os moradores devem ligar para o 199, onde há equipes atendendo 24h.