Segundo informações do Executivo, a Declaração de Aptidão foi encaminhada nesta quarta para as escolas estaduais, federais, particulares e instituições de Ensino Superior de Juiz de Fora. A partir de agora, elas deverão sinalizar se estão aptas ou não para o retorno híbrido de atividades presenciais. O documento já foi feito enviado para as unidades da rede municipal de ensino.
A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Acompanhamento Interinstitucional de Juiz de Fora. Outra pauta discutida foi a elaboração de uma nota técnica abordando os critérios que serão adotados pelo município para o retorno de atividades presenciais da educação. A redação do texto ficará a cargo do Comitê, via Secretaria de Saúde, com apoio do Comitê Científico do Programa Juiz de Fora pela Vida, em reunião inicialmente prevista para esta semana.
Até o momento, não foi informada a previsão de retorno às aulas híbridas presenciais em Juiz de Fora. Como a Itatiaia informou, no dia 15 de julho, a Prefeitura de Juiz de Fora obteve na Justiça ganho de causa parcial sobre ação de volta às aulas presenciais.
Decisão do desembargador Washington Ferreira deu autonomia ao município de seguir o plano próprio, já que o mesmo não faz mais parte do Minas Consciente. De outro lado, o desembargador deu um prazo de 15 dias para que um cronograma seja apresentado.