Prefeitura de Juiz de Fora notifica consórcios Manchester e Via JF

O Comitê Gestor do Transporte Coletivo informou, após reunião realizada nesta quinta, que  notificou os consórcios Manchester e Via JF para que adotem ações para corrigir falhas cometidas na prestação do serviço à população. Somente em 2021, foram emitidas 521 autuações ao consórcio Via JF e 581 ao Consórcio Manchester. Entre os destaques das irregularidades cometidas estão as más condições dos veículos e o não cumprimento dos quadros de horários nos trajetos.  

Em nota, os consórcios informaram que foram surpreendidos com as notificações, vão exercer amplo direito de defesa. Além disso, o consórcio Manchester destacou que discorda dos comentários referentes ao acidente envolvendo veículos da empresa. Leia a íntegra da nota abaixo.

O transporte coletivo esteve em pauta nesta semana em Juiz de Fora. A fiscalização da frota foi tema de um requerimento da Câmara Municipal enviado à Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU). Além disso, os trabalhadores protestaram nesta quinta-feira, 20, contra a possibilidade de extinção do cargo de cobrador e sobre a negociação salarial com o setor patronal.

Anúncio das sanções aos consórcios

Segundo declaração gravada em vídeo e publicada nas redes sociais pelo secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David,  a Prefeitura aplicará as sanções aos concessionários do transporte público, inclusive, em relação a empresa Tusmil e, se as infrações cometidas não forem corrigidas, o risco de perder a concessão pode ser perdido.

Reprodução: redes sociais/PJF

No fim da manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Mobilidade Urbana convocou uma coletiva sobre o assunto. Clique e ouça a matéria.

Posicionamento dos consórcios

Os consórcios foram surpreendidos com as notificações e irão exercer amplo direito de defesa.
E em relação ao Manchester, citado no vídeo produzido pela Prefeitura, inclusive, este discorda veementemente da assertiva de que os acidentes configuram infração grave, porque não houve infração, tampouco por falha mecânica.
Acidente, embora se lamente, não é infração, mas representa risco da atividade, imprevisível e irresistível. Todas as medidas preventivas e corretivas sempre foram e continuarão a ser tomadas para evitar qualquer falha que dê ensejo a sinistro.