A Polícia Federal (PF) restabeleceu o agendamento de emissão de passaporte pela internet, após um suposto hacker invadir o sistema. O agendamento voltou a funcionar normalmente após uma atualização.
O serviço estava temporariamente suspenso desde o dia 17 de abril, quando a PF identificou uma tentativa de invasão no site. O caso segue em investigação.
Para a pessoa que fez o agendamento antes do bloqueio do site estão acontecendo normalmente, tanto na data como no horário marcado. Para quem pretende viajar, mas precisa tirar o passaporte para os próximos 30 dias, é preciso ir até uma unidade da Polícia Federal e comprovar urgência ou emergência.
Vale lembrar, que para solicitar os passaportes de urgência ou emergência, a PF informa que o cidadão precisa comprovar que não pode esperar o prazo normal de confecção e entrega de passaporte de 6 dias úteis.
Para fazer a solicitação de passaporte pela internet, basta clicar aqui.
Confira o passo a passo para emissão de passaporte de urgência ou emergência:
- Reunir toda a documentação geral necessária à emissão de passaporte comum;
- Reunir documentação específica que comprova a urgência ou emergência, como passagens, reservas de hotel, cartas profissionais, matrículas;
- Preencher o formulário de solicitação de passaporte, para criação do protocolo e taxa comum;
- Pagar a taxa comum;
- Verificar quais unidades emitem passaportes de urgência ou emergência;
- Comparecer à unidade escolhida, no horário de funcionamento, apresentando a documentação geral, a documentação específica e a taxa paga.
Durante o atendimento, o supervisor vai avaliar qual tipo de passaporte melhor atende à necessidade, levando em conta os prazos de entrega particulares da unidade. Em ambos os casos é cobrada uma taxa adicional de R$ 77,17. Ela é emitida durante o atendimento presencial e somente se o solicitante atender a todos os critérios.
A taxa do passaporte comum, sendo a primeira a ser paga, é no valor de R$ 257,25, totalizando, assim, R$ 334,42 em taxas.