O Novo Passaporte Brasileiro (NPB) começou a ser expedido neste mês no Brasil pela Polícia Federal (PF). O novo documento pretende oferecer maior segurança aos brasileiros. A taxa de emissão continua no mesmo valor: R$ 257,25 ou R$ 334 em casos de emissões de emergência.
A emissão do NPB no exterior, em embaixadas e consulados do Brasil, acontece somente em 2024. “Haverá um período de transição durante o qual a família do modelo atual e do NPB deverão conviver”, detalha o Governo.
Os passaportes expedidos no modelo atual continuam válidos até a data de expiração do documento.
Mais segurança
O documento de identificação do viajante brasileiro é fabricado em parceria com a Casa da Moeda e ganhou mais itens de segurança, que dão maior garantia de autenticidade e dificultam a falsificação.
A Polícia Federal explicou que o novo modelo possui tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado e outros recursos de proteção contra falsificações.
Como solicitar
Para solicitar uma nova via do documento, basta acessar o sistema do governo federal, preencher um formulário, pagar a taxa e agendar o atendimento na data disponível. Depois, é só comparecer na unidade selecionada, munido da documentação original, no caso da segunda via.
Segundo a Polícia Federal, o serviço de emissão e renovação de passaportes funciona normalmente em todo o país. O prazo para entrega do documento, após o atendimento, é de 6 a 10 dias úteis. As informações sobre a etapas e documentos necessários para a solicitação do passaporte podem ser consultadas na página da PF na internet.