A Polícia Federal (PF), em Juiz de Fora, cumpriu, em parceria com a Polícia Militar de Viçosa, a segunda fase da Operação Falco Peregrinus, que desarmou grupo criminoso especializado em roubar agências dos Correios na região.
Nessa etapa da força-tarefa foram cumpridos 17 mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal em São João Del Rei-MG.
Segundo a PF, contra os condenados, constam indícios de crimes como de homicídio, porte ilegal de armas de fogo, de uso restrito, pelo tráfico de drogas e associação criminosa correlata. O grupo agia na região desde 2015.
O prejuízo aos Correios com os roubos chega a R$ 3,7 milhões.
Na primeira fase, realizada em dezembro de 2017, foram cumpridos 17 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão em Ervália e Viçosa.
Esses presos são suspeitos de roubos nas agências dos Correios dos municípios da Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de MG.
O nome da Operação faz menção ao nome científico do falcão peregrino, ave utilizada nas duas grandes guerras mundiais para atacar e interceptar os pombos-correio, que eram utilizados pelos exércitos para levar as mensagens mais importantes.