Polícia Civil investiga denuncia de injúria racial contra estudante que reside na moradia da UFJF

A 2ª Delegacia de Polícia Civil vai investigar o caso de injúria racial denunciado por um homem, de 45 anos, ocorrido na moradia estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Bairro Martelos.

O caso foi registrado nesta semana pela Polícia Militar (PM). Em nota à Itatiaia, a UFJF informou que já está ciente, apoiando o estudante e apurando o caso. O comunicado reforçou que a instituição que não tolera nenhum tipo de discriminação. (Leia a nota abaixo)

Suspeito fez falsa acusação e agrediu vítima, informa ocorrência

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima, que é estrangeira e mora na cidade há 17 anos, disse à Polícia Militar que estuda na UFJF e reside em uma moradia estudantil da instituição. Ela relatou que, quando preparava o jantar na cozinha da moradia, que é comum aos hóspedes, o suspeito de 32 anos a acusou de forma mentirosa de ter subtraído uma tampa de panela. Porém, a vítima comprovou que não cometeu o ato, e o porteiro do local confirmou a informação.  

De acordo com a ocorrência, após o ocorrido, a vítima foi até a UFJF para lavrar um registro interno do fato. No trajeto, encontrou novamente com o suspeito em via pública, que tentou tomar a tampa da panela das mãos dela, fato que gerou agressão física contra ela, danificando os óculos.

Em seguida, o suspeito subtraiu a tampa e fugiu do local. Além disso, o suspeito disse ao estudante palavras ofensivas, com os dizeres: “Você foi expulso. Você é refugiado. Vai embora daqui, sai do Brasil, seu negro. Você é bolsista, está roubando meus pertences”.

Nota da UFJF sobre o caso

Informamos que a Pró-Reitoria de Apoio Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), setor responsável pela Moradia Estudantil, já está ciente do ocorrido e está apurando os fatos para tomar as devidas providências. Reforçamos ainda que a instituição repudia e não tolera qualquer tipo de discriminação, sendo ela de cunho racial, étnica, religiosa, de nacionalidade ou de qualquer outro tipo.