A Polícia Militar divulgou balanço do número de prisões em Minas Gerais neste domingo, dia das eleições. Em entrevista à Itatiaia, o chefe da Sala de Imprensa da PM, Major Santiago, afirmou que a corporação realizou 88 detenções no estado, sendo que entre elas há dois vereadores e um prefeito, acusados por crime de boca de urna.
No total, são 106 ocorrências até o momento em Minas. Segundo o Major, a Polícia Militar fez um trabalho preventivo junto ao TRE e, assim, a situação está dentro da normalidade. “Tudo dentro do esperado, sem violência”, afirmou.
Sobre os boatos de que algumas urnas eletrônicas estariam com erros no processamento dos votos e na apresentação dos candidatos na tela – ao apertar a tecla 1 estaria aparecendo a foto e os dados de Fernando Haddad (PT) automaticamente – Major Santiago afirmou que as reclamações dos eleitores foram recebidas pela PM e encaminhadas aos órgãos competentes para cuidar dos casos.
“Temos muitas pessoas reclamando. A Polícia Militar registra todos esses casos e encaminha para a Polícia Federal e ao TRE. (As reclamações são) porque o candidato não aparece ou ele (eleitor) não percebeu alguma questão. O poder de polícia dentro da zona eleitoral cabe ao TRE, ao mesário, ao presidente”, declarou.
Ouça abaixo a entrevista com o Major Santiago
Foto: Jéssica Moreira/Itatiaia