Já está em vigor o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas em Juiz de Fora. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município.
Até 30 de setembro, a Defesa Civil monitora as condições de temperatura mínima e de sensação térmica. Conforme estabelece o decreto, durante todo o período de vigência do Plano o município está em estado de observação. Quando as temperaturas tendem a atingir 13,5º C, o estado é de atenção. Já quando as temperaturas atingirem 12ºC, o estado é de alerta; e ao atingirem 10ºC, a situação será de alerta máximo.
De acordo com a Prefeitura, é o quarto ano de atuação para garantir ações emergenciais para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade entre os meses de junho e setembro. Historicamente, é o período que o município tem as temperaturas mínimas ao longo do ano
O Executivo Municipal informou que, diante da ampliação de vagas nas casas de passagem e do aumento da adesão ao auxílio-moradia, não será preciso abrir postos emergenciais em função das baixas temperaturas.
Acolhimento social
Conforme a Secretaria de Assistência Social, 200 pessoas em situação de rua foram incluídas no programa Auxílio Moradia. E o município tem 350 vagas nas casas de passagem, casas 24h e hotel nos serviços de acolhimento, sendo que também recebem casais, pets e carrinhos com a reciclagem.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) contará com mais três profissionais para intensificar as rotas apresentando os serviços oferecidos à população em situação de rua e na distribuição de cobertores. Além disso, durante o mês de julho o serviço funcionará 24 horas por dia.
A equipe de Abordagem Social atua na perspectiva de suporte por meio da oferta dos encaminhamentos a Casas de Passagem para pernoites e ao Centro POP, que oferta atividades durante o dia para convívio grupal, social, alimentação, higiene pessoal e atendimentos técnicos visando à superação da condição de rua. O serviço funciona todos os dias da semana e pode ser acionado pelos telefones 3692-8233 e 99807-0719.
Restaurante Popular
Além dos espaços fixos de acolhimento, vale ressaltar também que a população em situação de rua tem direito à gratuidade no Restaurante Popular.
Unidade Centro:
Rua Halfeld, 305,
Segunda a sexta das 10h às 14h
Sábado, domingo e feriados das 11h às 13h
Unidade Benfica:
Rua Diogo Álvares, 664, Benfica
Todos os dias das 11h às 13h