A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o esquema de mobilização em Juiz de Fora para os mais de 25 mil estudantes que vão realizar as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) nos dias 14 e 15 de dezembro.
Ao todo, se inscreveram mais de 47 mil candidatos. Os outros 22 mil farão o exame em Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e nas cidades de Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.
No total, são 2.303 vagas para 76 cursos: 1.903 são para o campus Juiz de Fora e 400 vagas são reservadas para o campus avançado em Governador Valadares.
Esquema especial para o Pism 2025
A realização das provas contará com organização de trânsito, transporte e atendimentos especiais no campus sede, que foram definidos em reunião entre os representantes da Prefeitura e da Universidade.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) divulgou que haverá ajustes no transporte público para facilitar o deslocamento dos candidatos. As alterações serão feitas nas proximidades dos locais de provas, onde os candidatos devem chegar até as 12h.
A Polícia Militar informou que, como medida para garantir a segurança dos estudantes, oferecerá apoio nos dois dias de prova, no Anel Viário e em outros locais de aplicação. Em caso de dúvida, a PM orienta que as pessoas entrem em contato pelo telefone 190.
Deslocamento no campus
Segundo a UFJF, 7.500 candidatos devem fazer as provas do Pism nas dependências da universidade. O campus contará com sinalização específica nos locais de prova. As equipes de trabalhadores e bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional e da Vigilância estarão uniformizadas para orientar os candidatos.
Os atendimentos especiais serão realizados nas faculdades de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Educação e Economia, seguindo o formato da edição anterior do vestibular.
Candidatos sabatistas
Os candidatos sabatistas realizarão as provas no Colégio de Aplicação João XXIII. No sábado, dia 15, os estudantes devem chegar à instituição às 13h, permanecendo até as 18h30. As provas dos sabatistas terminarão às 22h30, com extensão até as 23h30 para candidatos com deficiência que precisarem de tempo adicional.
Sobre o Pism 2025
De acordo com a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), no total, são 47.899 candidatos, sendo 47.838 para o Pism e 61 para o Vestibular de Música.
Entre os inscritos para o Pism, 23.985 iniciam o Módulo I. O Módulo II registrou 15.104 inscrições. O Módulo III terá 8.749 candidatos.
Além do recorde de inscritos, este processo seletivo também alcançou o recorde de isenções da taxa de inscrição: foram atendidos 18.762 pedidos dos 20.420 pedidos.
No total, são 2.303 vagas para 76 cursos: 1.903 são para o campus Juiz de Fora e 400 vagas são reservadas para o campus avançado em Governador Valadares.
O comprovante de inscrição já está disponível na Área do Candidato. A pessoa deve conferir se os dados como nome, RG, opção de curso, grupo, data e horário estão corretos e também as informações sobre o local de prova. Em caso de erro, deve entrar em contato pelo e-mail copese@ufjf.br.
A Universidade reforça que o comprovante não será enviado pelos Correios e cabe ao candidato imprimi-lo.