Uma das maiores personalidades que nasceram no século XX no Brasil. É assim que a jornalista Daniela Arbex define a médium Isabel Salomão, de quem foi biógrafa. Um dos grandes nomes da Doutrina Espírita no Brasil, a mineira morreu na madrugada desta segunda-feira (11), aos 100 anos.
O velório está em andamento na capela 1 do Cemitério Parque da Saudade, em Santa Terezinha, onde também será o sepultamento a partir das 17h30.
Dona Isabel completou 100 anos no dia 22 de setembro, vivia recolhida há um tempo, devido ao estado de saúde debilitado, na casa, em cima do Casa do Caminho.
Ouça a matéria de Désia Souza
“Uma das mais longevas trabalhadoras na mediunidade no país”, diz FEB
Em nota oficial, a Federação Espírita Brasileira destacou a trajetória de Isabel Salomão e manifestou apoio aos parentes e amigos.
Leia a íntegra da nota:
Nesta última madrugada de 11 de novembro, retornou à Pátria Espiritual Isabel Salomão de Campos. Uma das mais longevas trabalhadoras na mediunidade no país, Isabel era natural de Rochedo de Minas. Trabalhava em Juiz de Fora (MG) no centro espírita A Casa do Caminho, fundado em 1974 junto com o esposo — Ramiro Monteiro de Campos . A atuação da Casa era baseada no Evangelho do Cristo à luz da Doutrina Espírita.
Desde a infância, Isabel se conectava com o Mundo Espiritual. Foi apresentada ao Espiritismo em sua juventude, no final da década de 1930, já na cidade de Juiz de Fora, iniciando os trabalhos na mediunidade.
Em A Casa do Caminho desenvolveu, por duas décadas, atendimentos na área da educação voltadas a famílias em vulnerabilidade social da região. Em 1979, criou o Plantão de Socorro Espiritual, uma equipe de acolhimento para a escutatória que funcionava 24 horas, com quase 500 atendimentos por dia. Às quartas-feiras, acolhia os doentes em seu apartamento.
Rogamos o apoio da Espiritualidade amiga no acompanhamento desta passagem, na esperança de que a luz de dona Isabel continue a guiar amigos e familiares. O velório de dona Isabel está agendado para iniciar às 12h na capela 1 do Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora, com sepultamento às 17h30.