A Polícia Civil de Ubá, na Zona da Mata, deflagrou a operação Phthónos para apurar o assassinato de um rapaz de 25 anos, com mais de 40 disparos de arma de fogo em uma emboscada em 9 de novembro de 2023.
Dois rapazes de 18 e 19 anos foram presos. Um deles estava com drogas. O suspeito de ter planejado o crime, de 24 anos e outro cúmplice, de 26 estão foragidos.
O delegado responsável pelo caso, Douglas Motta, disse que o foragido é um criminoso de alta periculosidade, investigado também por coordenar o tráfico de drogas em alguns bairros de Ubá, por outros homicídios na região e por ser suspeito de atuar como matador de aluguel.
“As denúncias podem ser anônimas e encaminhadas à PCMG pelo Whatsapp (31) 9 9483- 0008, ou pelo 191”, ressalta Douglas. E o nome da operação, Phthónos, é o deus do ciúme e da inveja na mitologia grega.
Crime foi três dias depois de suspeito sair do sistema prisional
Segundo as autoridades, o crime ocorreu porque o rapaz morto era então namorado da ex-companheira do rapaz de 24 anos. O suspeito tinha deixado o sistema prisional em 6 de novembro, três dias antes do crime, ao receber o benefício de saída temporária concedido pela Justiça.
Com o auxílio de três comparsas, o suspeito sequestrou a jovem de 23 anos e o filho de 4 anos, mantendo ambos em cárcere privado. Armados, eles coagiram a jovem a marcar um falso encontro com a vítima, em um motel na saída de Ubá.
No caminho, o carro do rapaz foi interceptado por motocicletas e carros clonados e os ocupantes dispararam mais de 40 tiros. A Polícia Civil conseguiu imagens de câmeras de segurança que registraram a execução da vítima.
A jovem e a criança foram libertados depois do crime, ainda de acordo com a PCMG.