Pesquisa aponta os 10 melhores países para trabalhar remotamente

Quem nunca sonhou em poder trabalhar de qualquer lugar do mundo? É essa flexibilidade que inspira cada vez mais jovens a se tornarem nômades digitais. Em 2024, países turísticos como Grécia, Itália, Japão e Tailândia criaram programas específicos para atrair ainda mais talentos estrangeiros.

Mas entre tantas opções de lugares, qual o melhor país para trabalhar como nômade digital? Um levantamento da consultoria global Global Citizen Solutions analisou as condições de vida em 65 países ao redor do mundo e elegeu as 10 melhores nações.

Entre os aspectos observados, verificou-se o custo de visto do país (aplicação, requisitos de renda), os benefícios de visto (duração, possibilidade de extensão, caminho para a cidadania), a qualidade de vida (cuidados de saúde, segurança, poluição, clima), a economia (custo de vida, otimização fiscal, preço de mesa de coworking), e por questões relacionadas a tecnologia e inovação.

O relatório concluiu que o melhor lugar para ser nômade digital é a Espanha. O país europeu foi escolhido principalmente por ter aprovado uma nova lei de startups destinada a impulsionar o empreendedorismo do país, além de não ter tributações sobre a renda obtida no exterior, ter uma boa acessibilidade, internet em alta velocidade e ser considerado um ambiente ideal para tecnologia e inovação.

Entre os 10 melhores países, nove são europeus. O único destino de fora do continente é o Canadá, que está em oitavo lugar. O país da América do Norte foi escolhido após anunciar, em 2023, que estava trabalhando em uma nova estratégia para atrair trabalhadores de tecnologia.

Ainda entre os países da Europa que aparecem na lista, Países Baixos e Noruega estão na lista devido ao alto padrão de vida e serviços de saúde, educação e sociais. Já a Estônia e Romênia foram selecionadas pelo estilo de vida acessível, um excelente acesso à natureza e uma rica cena cultural.

Confira a lista completa:

  1. Espanha
  2. Países Baixos
  3. Noruega
  4. Estônia
  5. Romênia
  6. Malta
  7. Portugal
  8. Canadá
  9. Hungria
  10. França
  11. Alemanha
  12. Taiwan
  13. República Tcheca
  14. Letônia
  15. Malásia