As Operações Peloponeso I e II foram deflagradas nesta quinta-feira (16) pela FICCO (Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado).
Estão sendo cumpridos 105 mandados de prisão preventiva e 96 mandados de busca e apreensão em Juiz de Fora, Além Paraíba, Volta Grande, Contagem, além de localidades no estado do Rio de Janeiro, como Itaperuna, Carmo e Sapucaia, e unidades prisionais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Segundo a Polícia Federal, ação também envolveu o sequestro judicial de dois imóveis no Rio de Janeiro, avaliados em R$ 1,5 milhão, e de um veículo blindado. Além do bloqueio judicial de valores de 23 investigados, incluindo membros de facções criminosas atuantes no Rio de Janeiro.
Entre os presos está um foragido das justiças matogrossense e tocantinense, além de lideranças regionais das facções criminosas investigadas, com histórico de condenações por tráfico de drogas e participação em organizações criminosas.
Um dos alvos da investigação é o líder, no estado de Minas Gerais, de uma facção criminosa do Rio de Janeiro. A ação mobilizou cerca de 450 policiais e foi coordenada pela Polícia Federal em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal de Minas Gerais.