PCMG vai investigar denúncia de injúria racial entre funcionários da Prefeitura de Juiz de Fora

A 7ª Delegacia de Polícia Civil vai investigar a denúncia de injúria racial ocorrida entre funcionários da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Juiz de Fora.

Conforme o boletim de ocorrência, um homem de 34 anos denunciou ter sofrido injúria racial de um colega de trabalho na secretaria municipal, no dia 21 de novembro.  Os dois chegaram a brigar e foram separados por testemunhas. Houve também o registro de uma ocorrência de agressão, que também será apurada na PCMG.

Por meio de nota, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que foi aberto um processo administrativo para investigar o caso.

Vítima se sentiu humilhada, segundo relato à PMMG

A vítima contou a Polícia Militar que trabalha na Secretaria de Fazenda e a direção da pasta fez uma árvore de natal, colocando fotos dos funcionários da seção.

Conforme o relato do funcionário, o suspeito de 29 anos, ao ver a foto dele, começou a rir e de forma irônica disse que outros “funcionários negros estavam mais claros”. Em seguida, ainda segundo a vítima, o indivíduo teria dito que teriam confeccionado a foto dele com carvão e utilizado a última tinta da impressora, o que causou gargalhadas em alguns e desconforto em outros.  

Desconfortável com a situação e a humilhação que passou, o rapaz retirou a fotografia da árvore e jogou no lixo. Ele relatou ainda que, o indivíduo ao tomar conhecimento do fato, fez uma montagem em preto e branco, de um semblante preto com um gorro de Papai Noel.

Quando tirou a montagem da impressora, segundo a vítima, e fez a menção de mostrar para todos, ela tentou impedir a ação. Em seguida, estando nervoso com a situação e a humilhação sofrida, os dois brigaram, sendo separados por terceiros.

Depois disso, o funcionário de 34 anos procurou a PM e registrou o caso.