Parque Estadual da Serra do Brigadeiro realiza evento de observação astronômica

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), na Zona da Mata, receberá, no sábado (3), uma equipe do curso de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É o começo do processo de conquista do selo internacional Dark Sky Park, que certificará o PESB e o Parque Nacional do Caparaó como locais ideais para a observação astronômica. 

Nesta data, será realizada a primeira sessão astronômica de 2024 no parque: “Um olhar para as estrelas e o infinito”. O evento é inédito, e será realizado juntamente com o 14º Voluntariado da Trilha Brigadeiro Caparaó. Para participar, é necessário fazer inscrição.

Estão previstas atividades de reconhecimento de trilhas astronômicas, sessões de astrofotografia, coleta de dados preliminares sobre a poluição luminosa e uma sessão astronômica especial, dedicada a gestores, guardas-parques, convidados e público.

O projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros é uma iniciativa da UFRJ, e tem se estabelecido como pioneiro no Brasil ao incentivar e apresentar o astroturismo em parques e reservas, realizando estudos técnicos que comprovam o potencial brasileiro para o setor. 

A proposta é apresentar o projeto e dialogar com gestores e a comunidade sobre a viabilidade do astroturismo no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que abrange as cidades de Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita e Sericita.