A apresentação da cantora canadense Céline Dion foi um dos momentos mais esperados da abertura da Olimpíada de 2024, que começou oficialmente nesta sexta-feira (26).
Céline se afastou dos palcos em 2019 por problemas de saúde e, em 2022, foi diagnosticada com a síndrome da pessoa rígida – que causa espasmos e rigidez muscular. Na apresentação desta sexta, ela interpretou a música ‘Hymne a l’amour’, que ficou famosa na voz da francesa Édith Piaf.
Composta por Marguerite Monnot e lançada em 1950 na França, a canção se tornou um sucesso mundial. Em 1959, o compositor paulista Odayr Marsano criou uma versão de ‘Hymne A L’Amour’, com a mesma melodia, mas letra inteiramente nova.
Batizada de ‘Hino ao Amor’, a música foi gravada inicialmente por artistas como Roberto Luna, Morgana de Copacabana e Wilma Bentivegna, mas fez sucesso nas rádios brasileiras na voz de Maysa. Ouça abaixo:
‘Hino ao Amor’ ganhou dezenas de versões nos anos seguintes. Uma das mais conhecidas é a de Dalva de Oliveira, que foi lançada em 1965 no disco ‘Rancho da Praça Onze’ e fez tanto sucesso quanto a versão de Maysa.
Altemar Dutra, Vanusa, Agnaldo Timóteo e até a dupla sertaneja Ataíde e Alexandre fizeram interpretações da canção. ‘Hino ao Amor’ ganhou destaque nos anos 2000 em duas produções biográficas da Globo: ‘Maysa: Quando Fala o Coração’ (2009) e ‘Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor’ (2010.
Os Jogos Olímpicos começaram oficialmente nesta sexta-feira (26) e serão disputados até 11 de agosto. Porém, por motivo de logística, já durante esta semana foram realizadas partidas de algumas modalidades, como handebol, rugby de sete, futebol, tiro com arco, tiro esportivo e outros.