No último dia do 43º Troféu Brasil de Atletismo 2024, o juiz-forano Luiz Maurício Dias da Silva conseguiu uma vitória quíntupla no lançamento de dardo: a medalha de ouro na competição, o recorde da competição, nacional, sul-americano e, mais importante, o índice Olímpico para Paris 2024.
No terceiro lançamento, o atleta do Praia Clube atingiu 85m57, superando o índice Olímpico, que é de 85m50. Nas tentativas anteriores, ele fez 73m28 e cravou 82m na disputa neste domingo (30) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
Por causa do resultado, e do que ele representa, Luiz Maurício foi eleito um dos dois melhores atletas do Troféu Brasil, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Viviane Lyra, da marcha atlética, também foi eleita, pelo recorde brasileiro e recorde da competição dos 20 mil metros da modalidade.
A confirmação da vaga olímpica deve ocorrer ainda nesta semana pela CBAt, com a divulgação da delegação do Atletismo que vai aos Os Jogos Olímpicos de Paris. Será a estreia de Luiz Maurício Dias na competição, que começa no dia 26 de julho.